19 abril, 2013

AFINCA quer transparência no debate sobre o novo modelo de gestão


A AFINCA entregou esta semana, em Brasília, ofício à secretária-adjunta de Gestão de Pessoas do Ministério da Saúde Sara Martins solicitando participação da Associação no Grupo de Trabalho (GT) que discute o modelo de gestão para o Inca. No documento, a Associação também pede a realização de uma reunião aberta do GT. A AFINCA exige que os servidores tenham a oportunidade de se informar e assim se posicionar sobre as alternativas propostas.

Sara Martins informou que a contratualização com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) chegou a ser cogitada, mas a ideia foi descartada. Agora, o GT, segundo ela, vai propor dois outros modelos que serão encaminhados ao ministro da Saúde Alexandre Padilha.

Na reunião também foi citada as 3594 vagas criadas pelo PLC 126/2012, cerca de 700 seriam destinadas ao INCA. Na última quinta-feira, 18, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal aprovou o projeto que segue para o plenário em regime de urgência.

No próximo dia 25, o GT e membros de diversos órgãos governamentais, além da AFINCA participarão de uma reunião executiva para debater o processo de construção dos novos modelos. Na oportunidade, a AFINCA irá reafirmar sua solicitação por a reunião aberta, democrática e urgente, específica para dar conhecimento do assunto aos servidores do Inca.