22 março, 2013

Saiba quem tem direito a requerer o reenquadramento da GQ




Têm direito a Gratificação por Qualificação (GQ): ativos, aposentados e beneficiários de pensão de cargo de nível médio na Carreira de Ciencia e Tecnologia.

Veja abaixo a situação de cada servidor de nível intermediário

Ativos que já recebem a GQ I e querem reenquadramento para a GQ II

O que fazer?

 Apresentar cursos cujo somatório total seja de 250 horas, poderão apresentar cursos com carga horária mínima de 15 horas para esse somatório.

Ativos que recebem a GQ I e querem pedir reenquadramento para a GQ III

O que fazer?

Apresentar cursos cujo somatório total sejam de 360 horas ( carga horária mínima por curso pode ser de 15 horas) ou diploma de graduação

Aposentados que já recebem a GQI e querem reenquadramento para a GQII:

Apresentar cursos realizados até a data da aposentadoria cujo somatório seja de 250 horas (carga horária mínima de 15 horas por curso)

Reenquadramento para a GQIII:

O que fazer?

Apresentar cursos realizados até a data da aposentadoria cujo somatório seja 360 horas (carga horária mínima por curso de 15 horas) ou diploma de graduação

Beneficiários de pensão de instituidores que já recebiam a GQI à época do falecimento: reenquadramento

Servidor falecido como ATIVO :

O que fazer?

O beneficiário deverá apresentar cursos efetuados pelo servidor que originou o benefício da pensão, anteriores a data do óbito, 250 horas para a GQ II e 360 horas (ou diploma de graduação) para a GQ III.

Servidor falecido como APOSENTADO:

O que fazer?

O beneficiário de pensão deverá apresentar cursos efetuados pelo servidor até a data da publicação de sua aposentadoria, 250 horas para GQ I e 360 horas para GQ III( ou diploma de graduação ).

Os servidores ativos, aposentados e beneficiários de pensão que nunca receberam a GQ

O que fazer?

Devem apresentar os cursos comprobatórios nestes termos: GQ I - 180 horas de cursos; GQ II - 250 horas de cursos ; GQ III - 360 horas de cursos ou diploma de graduação e assinar o respectivo requerimento.

O que deverá diferenciar esses casos será a data do efeito financeiro, pois a concessão se dará a partir do requerimento enquanto que o  REENQUADRAMENTO será retroativo a 01/01/2013.

O atendimento para entrega dos cursos e preenchimento dos requerimentos teve início em 18/03/2013 e está previsto para se estender até 22/03/2013, apenas no 2° andar da Rua Marques de Pombal, 125, e nos núcleos de RH das Unidades do HC I, HC II e HCIII, o que seguiu um esquema montado pela Coordenação de Gestão de Pessoas do INCA. 

Lembrem-se, porém, que o direito de requerer a GQ não encerra nesta sexta-feira, 22/03, e continua da Coordenação de Gestão de Pessoas.