07 fevereiro, 2013

Para que serve a Afinca?


Uma associação de servidores públicos serve como um guia: sugere melhores caminhos, tenta antecipar movimentos políticos e administrativos que podem atingir seus associados, esforça-se para agrega-los em torno de projetos de qualificação ou de educação formal. Dessa forma, procura auxiliar na construção permanente de melhores condições de trabalho para o servidor, na sua capacitação continuada e na sua tarefa mais nobre – ajudar na construção de um País mais justo.

É nesse ponto que cabem algumas perguntas: para que serve a Afinca? Como estão os canais de diálogo da Associação com a Direção do Instituto ou com a Secretaria de Atenção à Saúde do MS (SAS/MS) a qual somos subordinados? Como a Associação tem se portado no momento de tantos reveses políticos para o servidor público federal? Como tem esclarecido o servidor em questões cruciais, como a Gratificação por Qualificação (GQ), mais recentemente, ou os debates que levaram o servidor do Inca em particular, e da Carreira de Ciência e Tecnologia em geral, a um pífio reajuste salarial? Seu site na Internet, principal canal de comunicação, é informativo? Como a Afinca tem participado dos debates que prevêem uma mudança de gestão que afetará o futuro do Inca? Como a Associação tem se posicionado em relação à própria condução financeira? E quanto à transparência das próprias ações?

Quem nos acompanha neste Blog sabe de nossa postura crítica à forma atual como nossa Associação tem sido conduzida. Achamos que é preciso, em tempos políticos e administrativamente cada vez mais complexos, de uma visão mais abrangente da Associação: entendemos que a Afinca pode fazer muito mais com uma diretoria que trabalhe com a experiência e a juventude, unindo, ao contrário de se deixar envolver numa falaciosa discussão entre “novos” e “antigos”.  A quem interessa manter os servidores divididos?

A partir dessa necessidade de experiência de um lado, e de juventude de outro, é que lançamos nossa candidatura à Afinca por meio da Chapa 2: Servidor Inca: Experiência e Juventude Juntos. Trata-se de uma chapa que reúne aposentados, servidores ativos de longa data e os servidores que chegaram por meio do último concurso público.

Até a data das eleições, mostraremos neste Blog nossas propostas de ação.

Conheça os integrantes da Chapa 2.

Sigamos junt@s, servidores!