26 fevereiro, 2013

Carta aberta aos servidores: é hora de decidir

DALVA PATROCINIO É CHAPA 2

Servidor(a) INCA:

Muitos dos avanços ocorridos na AFINCA nos últimos quatro anos, nos âmbitos institucional e trabalhista, tiveram como protagonista a atual candidata à presidência da entidade pela CHAPA 2, Dalva Patrocínio, nas funções de conselheira fiscal (2008-2010) e vice-presidente (2010-2011), sendo esta última função interrompida por divergências na condução da Associação.

E foram inúmeros os problemas administrativos e fiscais que fizeram com que a candidata da CHAPA 2 rompesse, em 2011, com a atual diretoria e solicitasse uma Auditoria Interna por não concordar com a falta de transparência nas decisões da AFINCA.

Isto posto, a CHAPA 2 esclarece aos associados que a servidora aposentada Dalva Patrocínio, protagonizou as seguintes iniciativas:

1 – Reenquadramento dos aposentados na carreira de C&T e pagamento de retroativo;

2 – Exposição de motivos e pressão política para os legisladores, o que culminou com a aprovação do concurso e efetivação dos concursados, contrariando expectativas de integrantes da Direção do INCA e da Fundação Ary Frauzino (FAF), que buscavam um modelo jurídico distante do Regime Jurídico Único (RJU);

3 – Análises e discussões, aliadas a um amplo conhecimento de legislação de Recursos Humanos conquistado em 30 anos de exercício à frente do Departamento de Pessoal, que ajudaram a concretizar a concessão da Gratificação de Qualificação (GQ) no INCA, primeira instituição a conceder a GQ no País em seu grau máximo, conforme a legislação orientava;

4 – Estreitamento das relações entre servidores antigos e novos, o que fará a instituição crescer e manter o padrão de qualidade na estrutura do Ministério da Saúde, e se aperfeiçoar como instituição de ensino e pesquisa;

5 -  Aproximação da AFINCA com a área de Recursos Humanos dos ministérios da Saúde (MS) e do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), sem a qual algumas das realizações certamente não teriam ocorrido.

Não obstante, alguns pontos do jornal da outra chapa, que vem sendo distribuído durante a eleição para a direção da AFINCA, merecem esclarecimento:

1 – Não há motivos para os agradecimentos pessoais por trabalhos desenvolvidos pela Diretoria da AFINCA, uma vez que lutar pelo direito dos associados é obrigação do dirigente;

2 – Há fatos apurados pela Auditoria Interna que não foram saneados (acabaram em pizza) pela atual direção da AFINCA;

3 – A AFINCA está sob Inquérito Civil Público, publicado no Diário Oficial da União, em 21/02/2013 (pág. 84), por ter emitido certificado de especialização assinado conjuntamente pelo IBMR  e pela coordenadora da AFINCA. O documento, é claro, foi negado como comprovação de cursos na solicitação da GQ, visto que a AFINCA não é instituição de ensino e, portanto, não poderia conceder tal certificado.

De hoje e até o próximo dia 28, estaremos vivendo um momento de escolher quem nos representará nos próximos anos. Diante da flagrante ameaça de desmonte da carreira de C&T e de um modelo de gestão que vem sendo tratado sem qualquer transparência, os servidores do INCA precisam escolher inequivocamente seus representantes.

Por isso, vimos a vocês pedir um voto de confiança na CHAPA 2 para que juntos possamos lutar por uma AFINCA e um INCA que queremos. Mais do que nunca precisamos da experiência e da juventude.

Abraços,

Presidente: Dalva Patrocínio
Vice-presidente: Giovani Miguez