04 abril, 2013

Modelo de gestão: o servidor precisa participar do debate



O papel do Inca no sistema público de saúde do País está mudando. E isso ocorre, pelo menos até agora, sem nenhuma participação daqueles que fazem a instituição funcionar: os servidores. Já é pública a constituição de um Grupo de Trabalho que elabora um novo modelo de gestão para o Instituto, composto por representantes do Ministério da Saúde e de gestores do Inca. Um dos modelos propostos e mais discutidos até agora é o da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) que, criada para administrar os hospitais universitários, recebe forte resistência de professores e pesquisadores.
A EBSERH foi um dos primeiros posts do blog ServidorINCA, criado com a proposta de trazer informações e fomentar o diálogo sobre assuntos que direta ou indiretamente afetem o servidor do Instituto. Agora, o debate em torno do modelo de gestão para o Inca tem, perigosamente, poucos interlocutores, a despeito da relevância do tema para o servidor da instituição. A quem interessa a ignorância coletiva? Certamente não ao servidor do Inca.
Para contribuir com as discussões iniciamos hoje, junto com a AFINCA,  uma série de postagens sobre a EBSERH e modelos de gestão em geral. Por exemplo, agora o leitor já pode clicar no link acima e acessar matéria mostrando porque a EBSERH é recebida com muita preocupação pelos servidores da Universidade Federal de Santa Maria.