12 abril, 2013

AFINCA exige transparência no debate sobre modelo de gestão


O Grupo de Trabalho (GT) que discute um novo modelo de gestão para o Inca vai receber um convite da AFINCA para vir ao Rio de Janeiro e explicar, no próprio Instituto para os servidores e demais interessados, qual o objetivo da mudança. Mais do que ser contra ou a favor de qualquer modelo, a AFINCA entende que o servidor precisa de elementos para opinar sobre o destino da instituição e o seu próprio. Mesmo antes da posse da nova Diretoria da AFINCA, seus integrantes têm denunciado a ausência de representantes dos servidores no GT.

O convite será protocolado no Ministério da Saúde, em Brasília, na próxima semana. O assunto é de interesse de toda a sociedade e, por isso, já chama a atenção de veículos da grande imprensa. Um exemplo é o jornal Estado de São Paulo, que procurou, no mês passado, o secretário da AFINCA, Nemézio Amaral Filho, e o diretor-geral do Inca, Luiz Antonio Satini, para falarem sobre o assunto. Também procurado, o MS manifestou-se laconicamente por meio de sua assessoria de imprensa.

A nova Direção da Afinca se reuniu ainda com a Direção-Geral do Inca para tratar do assunto "modelo de gestão". Luiz Santini disse que compareceria a um fórum organizado pela AFINCA para falar do modelo de gestão. Ele demonstrou preocupação com a hipótese de ser aprovado um modelo que não atende a um Instituto complexo e com tantas peculiaridades como o Inca e relatou que os representantes da gestão do Inca no GT solicitaram presença de representantes da Associação no grupo.

Além do convite ao GT, a AFINCA pretende protocolar outro documento com convite de reunião aberta no auditório do HC I com a presença do ministro Alexandre Padilha, de representantes do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), da Advocacia-Geral da União (AGU), da Fiocruz, entre outros, para que seja apresentado o modelo de gestão pretendido pelo MS para os hospitais e institutos federais do Rio de Janeiro. Em Brasília, o tema será conduzido, pela parte da AFINCA, pela presidente Dalva Patrocínio, e pelo vice-presidente, Giovani Miguez.

Até lá, a AFINCA continuará publicando em seu site e no Blog ServidorINCA o maior número possível de informações sobre os modelos de gestão pretendidos para o Instituto.